Utilizando o princípio First para escrever testes unitários melhores

4 minutos de leitura - 14 de outubro de 2019

Já não é novidade que sou fã da prática de TDD para desenvolvimento de softwares, acredito realmente que um bom código só é um bom código se tiver bem coberto por testes, afinal de contas, são os testes que terão a capacidade de medir a qualidade de um código.

Recentemente estive lendo o “Clean Code” do Tio Bob, um livro excelente pra quem busca uma maior sensibilidade à qualidade de um código. Neste livro existe um capítulo inteiro dedicado às boas práticas na escrita e execução de testes. Tio Bob afirma que um teste deve ser bem escrito para que assim os desenvolvedores possam evoluir tanto o teste quanto o código de maneira simples e que não deixem de praticar a escrita de testes por ser um fardo no projeto.

Para ajudar nessa tarefa ele apresenta o principio F.I.R.S.T, uma boa prática que tem como objetivo melhorar a qualidade dos nossos códigos de testes.

Antes de falar desta técnica, gostaria de explicar a vocês que quando falamos qualidade no código de testes, falamos muito mais sobre legibilidade e mantenibilidade do que qualquer outra caracteristca exigida em códigos de produção.

Então vamos lá.

O que é princípio F.I.R.S.T?

A sigla F.I.R.S.T significa, Fast (Rápido), Isolated (Isolado), Repeatable (Repetivel), Self-Validating (Auto Validavel) and Thorough and Timely (Minuncioso e Objetivo). A ideia é que comecemos a pensar nessas características ao criar um teste.

Vamos esclarecer um pouco mais sobre o que é esperado em cada uma das características:

FAST

Os testes unitários devem ser rápidos, caso contrário serão um enorme gargalo no desenvolvimento da sua aplicação.

Espera-se que em aplicações maiores, tenhamos milhares de testes. Agora imagine uma aplicação que contém 3000 testes e que cada teste leva 1 segundo para completar sua execução, serão necessários 50 minutos para finalizar a suite de testes. Por esse motivo, o ideal é que um teste seja executado em apenas alguns milisegundos.

Uma das causas de lentidão nos testes é a dependência de coisas externas como bancos de dados, arquivos e aplicações externas. Eles levam muito tempo para entregar algum resultado. Para criar essas dependências você pode usar mock em seus testes.

Também é esperado que um teste seja rápido para criar e executar, se um desenvolvedor tiver que fazer muitas coisas que levem muito tempo para criar um teste, ele não o fará.

ISOLATED OR INDEPENDENT

Seus testes devem ser capazes de se validar sozinhos, sem depender do resultado ou estado de um teste anterior. Isso garante que cada teste seja executado individualmente e que o seu resultado só interfira no cenário esperado.

Se seu teste depende de algum pre processamento de algum dado, estes dados devem ser processados na configuração do teste e restaurados após a sua execução para não afetar os testes que serão executados depois.

REPEATABLE

Os testes devem ser capazes de ser executados repetidas vezes em qualquer ambiente sem variação dos seus resultados. Por esse motivo, devemos remover as dependências externas como acesso a banco de dados, ambiente ou rede, seu teste unitário deve depender apenas do código para se resolver. Esse cuidado garante que o teste só falhe por causa de algum erro no código ou na configuração do teste e não por algum problema externo.

SELF-VALIDATING

Os testes unitários devem ser capazes de validar a si mesmos, interpretando os resultados para ver se é o esperado ou não sem uma intervenção manual.

THOROUGH AND TIMELY

O principal objetivo ao escrever testes não é ter 100% de cobertura de código. O objetivo é ter testes em que possamos confiar. Mas o que realmente significa confiança? Significa que ao passar, seus testes garantem que o seu código realmente funciona e retorna os valores esperados.

Ao escrever testes primeiros sou obrigado a fazer com que minha implementação se adapte aos casos de testes que garantem o bom comportamento e não o contrário. Se eu decidir mudar alguma coisa na implementação sem alterar o comportamento, tudo o que preciso é escrever o código de maneira que os testes continuem a passar.

diego@diegoborgs.com.br
+55 31 98688-3889