[Semanal de quarentena] - Um estudo sobre home office.

6 minutos de leitura - 12 de maio de 2020

Hello World!

Faz um tempinho desde a última vez que nos falamos né? De lá pra cá varias coisas aconteceram, eu mudei de emprego, oficializei meu casamento, mudei de casa e até o sistema operacional mudou, mas acredito que não teve mudança maior que o estado de lockdown devido a pandemia de COVID-19.

Resolvi aproveitar esse período para movimentar um pouco mais esse blog que já estava as moscas, algumas pequenas melhorias no layout, uma pagina com meu cv no bom e velho JavaScript e até escrever alguns artigos. Por este motivo, vou me comprometer a escrever semanalmente artigos relacionados a minha vida profissional e dividir com vocês coisas que eu aprendi nos últimos meses.

Para começar essa serie, vou falar um pouco sobre de uma das principais mudanças que aconteceram por causa do isolamento social, (por favor escute um tcham tcham tcham tcham antes) o HOME OFFICE. Antes desse período eu trabalhei em diversas empresas que me ofereciam o modelo híbrido, onde eu teria a obrigação de estar na empresa a maior parte do tempo, mas caso fosse necessário, poderia trabalhar de casa, desde que previamente alinhado com meus lideres. Sempre achei super legal ter esse recurso de em um momento de necessidade, mas confesso que tinha certo receio de fazer isso em full time. Na minha cabeça, caso trabalhasse neste modelo existiriam 2 resultados possíveis:

  1. Trabalhar o tempo todo.
  2. Não trabalhar em momento nenhum.

Confesso a vocês que no começo eu realmente estava trabalhando muito e o tempo todo, mas não estava sendo tão produtivo e acabei ficando muito cansado. A questão é que equilíbrio é tudo e com pouco tempo eu comecei a entender o que funcionava pra mim.

Vou fazer uma listinha com algumas coisas que aprendi nos últimos dias:

1. Entenda o que funciona pra você

Como falei anteriormente, no começo eu me sentia na obrigação de responder o tempo todo, estar sempre atento e online e ser ainda mais produtivo para ganhar a confiança do meu time.

Resultado: Eu acabei ficando cansado e estressado demais e em alguns dias minha produção despencou.

Para a minha sorte, com pouco tempo e me observando melhor eu comecei a entender coisas que funcionavam para mim. Eu descobri que sou muito produtivo pela manhã e no inicio da tarde, por esse motivo comecei a me organizar para estar totalmente focado nesses períodos. Com isso eu consegui manter meus resultados trabalhando em uma parte do dia e também um período para resolver pendências pessoais nas outras partes do dia.

Faça testes, tome banho antes de começar, vista um “uniforme” seja ele um uniforme de fato, calça jeans ou uma camisa social, testes os horários e locais da casa que melhor funcionam pra você, aos poucos você vai se encontrar.

2. Faça bons acordos

Tudo isso é novo pra você né? Tenho certeza que sim, mas também é novo para sua família, é novo para seus colegas de time e também é novo para seus supervisores. Faça acordos com todos eles e tente se comunicar para juntos chegar a um acordo que seja bom para todos os lados.

Eu tenho 3 filhos e aqui em casa os meninos dão muito trabalho, são muito espertos e estão sempre inventando novas aventuras, como eu estou em casa eles ficam muito agitados para brincar comigo. Nós temos um acordo todos os dias, se eles me deixarem terminar meu trabalho tranquilo a gente vai fazer alguma brincadeira que eles queiram.

Com minha esposa eu acordei um horário para começar e terminar as minhas atividades para não sobrecarregar ela. Afinal de contas além das atividades normais dela, ainda tem o trabalho de me blindar contra algumas interrupções das crianças.

Com meus colegas, deixo sempre claro o horário em que estou começando a trabalhar e o que vou parar para que possamos “trocar figurinhas” nesse meio tempo.

Ao meu supervisor tenho tentado manter uma boa comunicação e alinhar as expectativas sobre as tarefas do dia, qual o status delas e possíveis problemas encontrados no caminho.

3. Aproveite os benefícios

É óbvio que nem tudo no home office são problemas, existem diversos benefícios. Não se culpe por aproveitar alguns desses benefícios. Curta suas folgas, leve seu cachorro para tomar um ar (de mascara ok?), brinque com as crianças, assista lives, filmes, leia livros, ouça musicas, isso tudo vai fazer bem para a sua mente e seu corpo.

Eu mesmo estou adorando poder passar mais tempo com minha família, estou aprendendo a cozinhar com minha esposa no meu horário de almoço, algumas vezes durante o dia eu faço uma pausa pra brincar um pouquinho com os meninos, tudo isso tem sido muito bom pra mim.

Entenda que o problema é sempre o excesso, então use todos os benefícios de estar em casa, mas sempre com responsabilidade.

4. Se comunique

O maior segredo para um sucesso no home office é a comunicação, mantenha uma comunicação inteligente com seu time. Você não precisa de ligar pra todo mundo o tempo todo, mas toda vez que sentir necessidade chame alguém, toda vez que se sentir improdutivo, converse com alguém sobre a sua atividade.

Na Gamefik, ao longo do dia, tenho tido diversas conversas com o Caio e o Fábio sobre as nossas atividades e isso tem dado um resultado bem legal. Nosso time é pequeno e isso torna mais fácil, quando temos um time maior é meio complicado fazer uma reunião de alinhamento de alguma atividade com todo mundo, acredite em mim, quanto mais pessoas em uma reunião maior a capacidade dela de durar mais que o necessário.

Por isso, na hora de escolher com quem falar sobre uma atividade que está fazendo, lembre -se da musica do Mogli.

“Necessário, somente o necessário o extraordinário é demais”.

Procure a opinião das pessoas que realmente poderão esclarecer aquela duvida.

PS: Uma dica de ferramenta de comunicação que tem me encantado com seus recursos é o Discord.

5. Seja paciente

Quem me conhece sabe o quanto eu sou ansioso né? Nesse período de crise econômica, sanitária e politica, minha ansiedade as vezes toma conta de tudo e fica difícil até pensar. É muito ruim quando uma crise dessa acontece no meio do horário de trabalho, mas se acontecer, pare tudo, descanse a mente e depois retome.

Se você estiver se sentindo improdutivo por um momento pare, faça outra coisa e volte quando se sentir melhor.

É mais fácil se render a improdutividade e retomar as coisas num momento em que sua mente estiver funcionando melhor do que forçar ela e acabar ainda mais improdutivo por conta do cansaço.

Isso não é um sinal verde para procrastinar, é só um sinal verde para você respeitar sua mente e corpo.

That’s all folks

diego@diegoborgs.com.br
+55 31 98688-3889