[Semanal de quarentena] - Como definir um preço sólido para projetos ágeis?

5 minutos de leitura - 26 de maio de 2020

Olá seres humanos, hoje é o dia 397 desta quarentena insana e neste artigo resolvi contar pra vocês como eu faço para cobrar em projetos ágeis.

Se você não faz idéia do que é o ágil e porque trabalhar com projetos ágeis, dê uma olhada no manifesto ágil antes de continuar.

Antes de qualquer outra coisa, gostaria de deixar bem claro que eu não sou especialista em nenhuma metodologia ágil, acredito que por mais que uma metodologia ágil ajude na organização do trabalho, o ágil esta muito mais relacionado a um estilo de vida. Para entender um pouco melhor isso recomendo que assista este vídeo do Fábio Akita.

A idéia para este conteúdo surgiu desta perguntinha no twitter do @evi_son:

No modelo Ágil, o projeto pode e deve ser ajustado conforme a própria evolução do mesmo. O projeto deixa de ser algo sólido e passa a ser fluído. Assim, como vocês trabalham com definição de escopo e estimativa de horas? Os projetos são abertos ou fechados?? Como se proteger?

Acho que quanto e como cobrar é uma duvida recorrente para todas as pessoas que trabalham com serviços digitais. Eu mesmo, antes de sequer saber o que era trabalhar em projetos ágeis, tive que aprender muito pra chegar em um modelo que funcionava. Aí chega um tal de projeto ágil, onde não tem um escopo e o produto nunca acaba e bagunça tudo e traz várias questões a nossa cabeça.

O projeto ágil nunca acaba?

O que confunde muito a cabeça da galera é que o manifesto ágil diz em um de seus valores que devemos responder a mudanças mais que seguir um plano, além disso um de seus princípios é o de que mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento e que processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

A ideia da galera que escreveu o manifesto, era tornar evidente as condutas que eles viam que funcionavam melhor e entregavam maior agilidade em projetos de desenvolvimento de software. Os princípios e valores tem como objetivo apenas ser um guia para a execução de um projeto de software de sucesso.

Imagino eu, que quando eles colocaram o valor e o princípio citados acima, eles não queriam nos tornar escravos de incansáveis mudanças de escopo e sim evitar coisas como um projeto que é planejado com um objetivo x e que muito tempo depois quando é finalizado, não atende mais ao mercado porque não pode ser mudado no meio do caminho.

Como dar um preço sólido, trabalhando de maneira fluída?

Essa eu acredito ser a grande questão e para isso eu tenho algumas soluções bem simples:

1. Divida o projeto em pequenas entregas e dê preço e prazo para elas

Assim você poderá praticar um dos princípios que é a entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo. Além disso é muito mais fácil dar um preço para uma pequena entrega e aceitar uma pequena mudança de escopo no que você está fazendo do que fazer um preço cheio para todo o projeto e ser refém de várias mudanças no meio do caminho.

2. Comece sempre por tarefas que forem mais importantes e que gerem maior valor para o seu cliente final.

Imagine aqui que o seu cliente é uma corretora de imóveis e que ele quer que você faça um super app pra ele, algo que além de oferecer o serviço de compra e aluguel de imóveis online, também consiga atender o consumidor dele desde oferecer integração com transportadora e montadoras de moveis até instalações gerais.

Nesse caso, comece com o que é o mais importante pra ele, talvez uma lista com imóveis disponíveis e o telefone dele para contato, divida em pequenas entregas, depois evolua para um login do usuário e salvar preferencias, ai faça um solicite o aluguel online e vá evoluindo, em alguns momentos vocês até chegaram a conclusão que algumas idéias nem merecem sair do papel. Fazendo assim você irá cumprir o primeiro princípio que é nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

3. Renegocie prazo e valores sempre que achar necessário

No fim das contas, o objetivo de alguém que trabalho de maneira ágil é entregar o melhor para o cliente e as vezes as mudanças que precisamos fazer para isso são muito grandes e afetam o trabalho feito até aqui. Quando isso acontece em entregas que ainda não começamos a trabalhar é mais fácil, difícil mesmo é quando isso acontece, vamos precisar mudar tudo e já estamos quase no final do trabalho. Nesse momento, apresente ao cliente o trabalho feito até aqui, mostre a ele o tempo que você gastou e o que você não vai poder reaproveitar e o quanto vai precisar trabalhar a mais para entregar algo tão bom quanto ele precisa.

Um dos princípios ágeis fala sobre construir projetos em torno de indivíduos motivados e dar a estes um ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho. Os patrocinadores devem entender esse princípio também e não só os que falam sobre a integridade do trabalho.

Para terminar…

As coisas que escrevi aqui, serviram muito bem para mim. Faça seus testes e entenda o que funciona melhor pra você. Tem mais alguma dica pra dividir com a galera? Deixa ai nos comentários.

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