Como se preparar para falar em público.

6 minutos de leitura - 11 de maio de 2023

Pra mim falar em público é e sempre foi muito natural, isso não quer dizer que eu não fique nervoso ou seja algum tipo genial de orador. Como todo ser humano normal eu fico nervoso sim, as pernas tremem e o suor aparece, mas não é o fim do mundo! Eu comecei a ser muito exposto desde cedo e acabei aprendendo muitas coisas com isso e vou compartilhar com vocês.

Um pouco sobre mim

Os analistas comportamentais me consideram com um perfil executor comunicador, por isso sou o tipo de pessoa que gosta de mostrar resultado e me comunico muito bem, naturalmente eu acabei procurando meios de chamar a atenção e isso me fez adquirir algumas experiencias.

O foco aqui não é teológico, mas eu praticamente cresci frequentando igrejas evangélicas com minha família e isso me ajudou a desenvolver minha comunicatividade.

Como toda criança inocente, executora e comunicativa eu queria ser igual o pastor, afinal de contas, ele era o cara que era o exemplo a ser seguido. Desde cedo fui incentivado por meus pais a ler a bíblia e falar sobre ela para meus coleguinhas, coisa que modéstia a parte, eu fazia muito bem.

Com 14 anos comecei a tocar violão e cantar em uma igreja e ai amigos a coisa mudou de nível, afinal de contas eu estava com o microfone na mão e como diria saudoso o tio Ben “Com grandes poderes… Vem grandes responsabilidades!”. Eu agora estava em evidência e comecei a ser cobrado por isso.

Hoje eu já não vou mais as igrejas, mas ainda dou palestras e mini cursos dentro do meu contexto de trabalho.

Vou contar para vocês através de algumas dicas, as habilidades que eu conquistei através destes anos de experiencia e que ainda me ajudam muito.

Seja objetivo

Vale a pena lembrar que ser objetivo é diferente de falar pouco, evite contar longas historias cheias de detalhes minuciosos, fale o necessário e foque sempre em coisas que vão dar valor ao que você fala e na mensagem que quer transmitir.

Eu digo o necessário, somente o necessário. O extraordinário é demais.

Se prepare!

Conhecer bem o assunto do qual você pretende falar e o público alvo nos ajuda a conter a insegurança de falar em publico. Se você precisa dar uma palestra pesquise sobre o assunto, converse com as pessoas sobre isso, entenda suas duvidas.

No caso de um discurso entenda bem o tema que está tratando, procure por coisas importantes ditas sobre o assunto, pense em frases de impacto e falas que irão ecoar na mente das pessoas na hora que pensarem no assunto.

Treine seus argumentos e sua postura corporal

Falar sozinho só é coisa de maluco quando você acha que tem outra pessoa te escutando!

Nós entendemos melhor nossos pensamentos quando ouvimos e nos tornamos mais capazes de avaliar o que pretendemos falar, por esse motivo falar as nossas ideias é uma boa maneira de ter um senso crítico sobre ela.

Quando nos apresentamos em público não passamos nossa mensagem só pelas palavras, a comunicação não verbal é tão importante quanto a verbal. Através dos nossos movimentos, sons e expressões, passamos confiança ou não do que é dito. Por esse motivo, se possível, pratique seu discurso enfrente a um espelho, se filme falando ou qualquer outra coisa desse tipo, isso vai te mostrar como o seu corpo reage ao que você fala e permitir que você melhore o que ainda não está bom.

Estabeleça contato visual

Procure no seu público pessoas que você conhece ou que está prestando muita atenção no seu discurso, olhar para o chão ou para o nada pode causar a impressão de insegurança ou mentira.

Evite olhar fixamente para apenas uma pessoas, mas vá passando os olhos por essas pessoas durante sua fala.

Evite vícios de linguagem

Pra mim esse é o mais difícil, eu sou um vício de linguagem ambulante, “tipo”, “cara”, “né” e “uai” fazem parte do meu dia a dia.

Talvez você vá falar para um público que aceite essas expressões e vícios de linguagem, mas a maior parte das pessoas não lidam muito bem com isso. Para evitar problemas, remova todos os vícios possíveis em sua linguagem.

A audição e a visão podem ser grandes amigas

As pessoas entendem melhor aquilo que podem ver, por esse motivo sempre que possível use recursos visuais. Além de ajudar a prender a atenção das pessoas, uma boa apresentação de slide fara você se lembra do que deve falar e também lembrará ao seu público do tópico que está sendo tratado.

Os recursos de áudio também são muito bem vindos, os sons despertam emoções nas pessoas e podem elevar seu discurso a um patamar maior.

Dicas construtivas para essa parte:
1 — Nunca use todo o seu texto nos slides, além de cansativo e desnecessário, ler apresentações indica falta de confiança no que está sendo falado. Trabalhe apenas com os temas e frases de impacto nas apresentações
2 — Escolha bem as cores da sua apresentação, opte por cores frias para relaxar seu público.

Sempre repita as perguntas que forem feitas a você

Além de permitir que todos escutem, isso dará a você tempo para elaborar melhor a resposta.

Evite referencias demais

É bom usar uma referencia ou outra, mas usar uma referencia para cada coisa que você for falar vai dar a sensação que você não entende do assunto, que não tem confiança e que está simplesmente repetindo o discurso de outras pessoas.

Confie em suas palavras e no que você tem a dizer, use as referencias nos momentos certos para mostrar que não é o único a dizer aquilo.

Os erros não são muros, são portas!

Como todas as outras coisas da vida, os erros nos ajudam a melhorar. Se você falhar, gaguejar, errar ou qualquer coisa do tipo não desanime!

Aprenda com seus erros, esteja aberto as criticas e melhores os pontos que você reconhecer como problemas.

Conclusão

Ninguém nasce falando, muito menos falando em público. Não tenha medo de errar, você só vai desenvolver essas habilidades com a prática e treino.

diego@diegoborgs.com.br
+55 31 98688-3889